Instruções para Colocação de Tachas
 
1-

Para a cola pronta, antes de utilizar a massa, misture-a bem para que se juntem a resina, que geralmente fica em cima da massa, e a carga, que fica em baixo. Deverá ser consumida em até 60 dias da data de fabricação. Ao utilizar adicione o catalisador.

 
2-

Fazer a marcação do pavimento com uma trena ou um barbante com giz e após, pisar sobre o tachão fazendo com que o pino marque o asfalto e assim o furo fique exatamente onde se quer.

 
3-

Fazer os furos no solo utilizando-se de uma furadeira de impacto, com broca ponta de videa, tendo a profundidade necessária para que a peça fique rente ao chão, pois se não ficar ajustada ao piso corre o risco de se quebrar, ou seja, a tacha não pode ficar apoiada sobre seu próprio pino de fixação. O apoio deverá ser sobre toda a sua superfície. Testar antes de colar, encaixando a tacha sobre o furo. Caso o pino encoste no fundo, retire a tacha e aumente o buraco. As furadeiras modernas tem um dispositivo de encosto para indicar quando foi atingida a profundidade desejada.

 
4-

Com uma vassoura, limpar bem a superfície sobre a qual será aplicada a cola, não deixando nenhum tipo de pó ou óleo que possa impedir a perfeita aderência.

 
5-

Utilizar uma vasilha para medir 1 Kg de massa. Essa quantidade será suficiente para a fixação de aproximadamente 10 tachinhas ou 3,5 tachões. O rendimento poderá variar para mais ou para menos em função da qualidade do asfalto a da pessoa que irá executar o serviço. Antes de adicionar o catalisador, mexer a massa, uma vez que ela com o tempo se decompõe ficando o pó embaixo e a resina em cima. Após tudo pronto, colocar uma tampinha da garrafa com catalisador para cada 1 quilo de cola.

OBS.: Quanto mais catalisador for colocado mais rapidamente a cola irá secar. Vá dosando e ache a medida que mais se adapte ao seu jeito de colar. Mexer toda a massa com o catalisador, durante no máximo 40 segundos, até ficar homogênea.

 
6-
Colocar a cola dentro e em volta do buraco. Assentar a peça aplicando uma pequena pressão (pode pisar sobre a peça). Esperar entre 20 a 30 minutos para a liberação do tráfego. Quanto mais quente estiver o dia, mais rápida será a secagem da cola.
 
7-
Quando a cola estiver quase seca, porém ainda mole e rígida, recorte-a com a espátula, retirando, assim, o excesso.
 
8-

Caso sua cola tenha sido enviada sem ter sido misturada, ou seja, com seus três componentes: (A) resina líquida, (B) pó/carga e (C) catalisador, separados, você deverá fazer um mexedor para adaptar na furadeira, pois a resina com pó fica muito pesada para mexer com a mão. Coloque a resina em um recipiente grande (pode ser um balde de 18 litros) e aos poucos misture o pó na resina até ela ficar consistente, porém mais mole que uma massa de bolo. A dosagem estimada para a mistura deverá ser: 40 a 50% de resina para 60 a 55% de pó;

Ex.: Para um balde de tinta de 17 litros de mistura, coloque:

- 10 litros de pó/carga e
-
7 litros de resina

 
  OBSERVAÇÕES:
 
 

- Catalisador deverá somente ser colocado no final, isto é, na hora de efetivamente usar a cola.

- Após bater a mistura, esta deverá ser utilizada no prazo máximo de 15 dias.

- Qualquer dúvida, entre em contato com a COBRASIN.

 
  

Copyright © 1999-2009
Cobrasin Brasileira de Sinalização e Construção Ltda.
Todos os direitos reservados