Especificação do Produto Laminado Elastoplástico
para Sinalização Horizontal
 
Esta especificação descreve o laminado elastoplástico, o qual pode ser apresentado em faixas, símbolos, letras e números, oferecendo efeitos visuais eficazes para a sinalização horizontal, com excelente adaptação às superfícies lisas ou texturizadas, sejam elas: pavimentos asfálticos, concreto, paralelepípedos ou pré-moldados.
 
O material é fornecido nas cores branca, amarela, vermelha, azul e preta. Resistente à circulação intensiva de veículos e às intempéries, é fixado ao piso por meio de um aderente líquido próprio, fornecido na quantidade necessária e capaz de realizar uma perfeita soldadura da superfície da faixa ao solo.
 
Características do Produto
 
Cor:
O material pode ser fornecido na cor solicitada, para as diferentes finalidades de uso na sinalização horizontal.
 
Medidas:
O material é fornecido em faixas de até 50 cm. de largura em rolos de 25 m. Também pode ser fornecido em setas, números, símbolos ou letras, já cortadas na forma solicitada.
 
Adesivo:
O adesivo é fornecido na quantidade suficiente para a metragem de laminado a ser instalado. A soldadura é obtida pela distribuição uniforme de adesivo sobre ambas as superfícies (pavimento e laminado). Após colado, sua aderência é perfeita, não podendo ser retirado por tração ou efeitos atmosféricos.
 
Segurança:
O material é antiderrapante tanto em condições de pavimento seco como molhado. Possui coeficiente de atrito mínimo, de 45 (medição feita com o pêndulo SRT do Road Research Laboratory, Londres, U.K). O material não absorve impurezas de superfície, sendo auto limpante na presença de chuva.
 
Estabilidade:
O material não sofre qualquer modificação pelo efeito dos agentes atmosféricos e das perdas de lubrificantes e gasolina, após aplicado.
 
Consumo:
O material resiste eficazmente ao atrito, assegurando uma duração superior a três anos com tráfego superior a 20.000 veículos/dia, em condições de pavimentação adequada.
 
Aplicação:
O material, aplicado com seu respectivo adesivo, adere instantaneamente ao pavimento, com tanto que a temperatura ambiente seja superior a 15º C. A superfície em que se aplicar o produto deverá estar limpa e seca. O piso poderá ser liberado ao trânsito, imediatamente após a aplicação do produto.
 
Conformação:
O material é flexível, elástico e plástico para acompanhar as asperezas do solo e resistir aos impactos de sua utilização. A 20º C poderá ser possível reaplicar o material sobre si mesmo, com um angulo de 180º, sem roturas nem rachaduras superficiais aparentes.
 
Refletorização:
Na faixa elastoplástica preformada a refletorização resulta da mistura de microesferas de vidro, de granulometria do tipo DROPON e VISIBID, na proporção de aproximadamente 33%.
 
Espessura:
A espessura do material não deve ser inferior a 1,5mm.
 
Remoção:
O material pode ser removido com prévio calentamento, com chama de gás, sem danificar o piso sobre o qual está aplicado.
 
Armazenamento:
Se armazenado em lugares cobertos e frescos, o material pode ser estocado até 6 meses, após sua aquisição.
 
Mais informações no menu de links abaixo
 
Detalhes do Laminado Elastoplástico
Instruções para a Aplicação
Tabela de Sinalização Gráfica Horizontal
Esquema para Montagem de Setas
Relação de Placas Horizontal Especiais
Tabela de Sinalização Horizontal
Comparativo de Materiais para Sinalização Horizontal
 
Click aqui para imprimir esta página.

Copyright © 1999-2009
Cobrasin Brasileira de Sinalização e Construção Ltda.
Todos os direitos reservados